A Rede

Valores de justiça, paz, solidariedade e partilha

A Rede AICA denomina-se um programa de Atendimento Integrado a Criança e ao Adolescente, ligado a Pastoral do Menor, criado em 1997. É um trabalho social, em rede, desenvolvido nos municípios de Serra e Santa Teresa, com ações dirigidas para a defesa e promoção da vida de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social.

De inspiração cristã, o projeto vivencia e difunde os valores de justiça, paz, solidariedade e partilha. Visa contribuir aos jovens e suas famílias o exercício pleno da cidadania, rejeitando qualquer tipo de paternalismo e assistencialismo.

Tem como desafio a conscientização e mobilização da sociedade, na busca por uma resposta transformadora, global, unitária e integrada à situação da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade social.

A cada ano, são atendidas mais de mil crianças, adolescentes e jovens nos projetos da Rede AICA, contribuindo para o seu desenvolvimento humano, social, cultural e psicológico.

As atividades são estendidas às famílias das crianças e dos adolescentes, através de cursos e orientação profissional, atendimento psicossocial, palestras e momentos de formação para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Articulada com a Rede de Proteção e com o Sistema de Garantia dos Direitos, a Rede AICA contribui para a efetivação da prioridade absoluta, para a efetiva implantação da política da proteção integral, para o fortalecimento e o empoderamento das famílias e para a universalização do acesso aos direitos humanos. Mantêm participação efetiva nos Conselhos de Direito no município (CONCASE e COMASSE) e estadual (CRIAD).

A Rede AICA está como Focal do Estado do Espírito Santo, compondo o GT Nacional de discussão e proposição, intitulado como Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária. O Movimento Nacional CFC surge como parte do projeto “Fórum Nacional de Convivência Familiar e Comunitária” idealizado pela Associação Brasileira Terra dos Homens, com apoio da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos (PR – SDH) e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). Ele dá continuidade ao trabalho iniciado pelo Grupo de Trabalho Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária (GT Nacional), criado em novembro de 2005, por iniciativa da Terra dos Homens e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Esta entidade intitulada OSC (Organização de Sociedade Civil) e denominada Rede de Atendimento Integrada à Criança e ao Adolescente.

Conheça nossos Projetos: AQUI

Conheça a Rede

Agende uma Visita
Venha conhecer esta rede de Ação Solidária.
SEDE: Rede Aica - Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente

Endereço: Rua João de Barro, 144 - Novo Horizonte, Serra|ES

Telefone: (27) 3338-5575

INSCREVA-SE

Cadastre seu email e receba nossos informativos

Depoimento

"Pude testemunhar o quão organizado é o Projeto Cidadão no bairro de Novo Horizonte. Sinceramente, fiquei encantado!." Vereador Roberto Catirica

Siga-nos

Top