Dimensão crítica por uma participação transformadora

O reconhecimento da dignidade de uma criança, a presença educativa no drama de seu ambiente de vida e morte, a aventura relacional, a construção da comunidade humana são caminhos que não se percorrem sem um permanente olhar crítico para o que está acontecendo. A introdução da criança como sujeito de direitos na sociedade, carrega consigo a exigência de rever as leis e as estruturas sociais, políticas e econômicas. Ao afirmar a prioridade da criança, afirma-se também o caráter provisório e não-sagrado das instituições sociais. A partir da realidade local e da intervenção transformadora nas questões da escola, transporte, moradia, segurança, saúde, trabalho, a criança e o adolescente irão fazendo uma síntese pessoal e coletiva do que significa lutar organizadamente por uma sociedade que supere as dominações, enfrentando os conflitos. A consciência vai amadurecendo quando o brincar e o fazer puderem lançar luzes para as mudanças necessárias e urgentes. Meninos e meninas crescerão na dimensão crítica participação transformadora, quando a comunidade educativa estiver permeada por um olhar solidário, por uma presença nas lutas concretas e coletivas do povo, por uma conversa que mantém a indignação frente às injustiças e a vibração diante das conquistas dos pequenos. Sempre a partir do cotidiano, e numa dimensão lúdica, desperta-se uma consciência aberta à crítica e autocrítica, e saboreia-se um crescimento onde a rebeldia não é domesticada, mas canalizada de forma construtiva.

  • Vivência de grupos
  • Organização social e participação na construção
  • Mobilização
  • Fortalecimento e extensão da cidadania
  • Formação e participação política Corresponsabilidade 

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SEDE: Rede Aica - Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente

Endereço: Rua João de Barro, 144 - Novo Horizonte, Serra|ES

Telefone: (27) 3338-5575

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"Pude testemunhar o quão organizado é o Projeto Cidadão no bairro de Novo Horizonte. Sinceramente, fiquei encantado!." Vereador Roberto Catirica

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